quarta-feira, 18 de março de 2009

Marketing Internacional - Resumo - Reformulado

Introdução:
Os finais dos anos noventa ficaram marcados como sendo aqueles em que as empresas/organizações começaram a pensar e agir de forma global e dessa feita se começaram a internacionalizar.
Os avanços tecnológicos quer da informação, quer por outro lado dos transportes esbateram-se e aqueles que eram os principais motivos para que a economia funcionasse de forma fechada (tempo, distância e a diversidade cultural), foram ultrapassados, construindo-se assim progressivamente a aldeia global.
Aquando do início do novo milénio, verificam-se transformações radicais na política, na ciência e na economia mundial o que conduziu à emergência de novos paradigmas sociais, culturais e económicos.
Tais mudanças e evoluções tiveram como consequência um crescimento explosivo do comércio internacional e consequentemente a um aumento intenso da concorrência internacional.
Estas mudanças foram de tal forma significativas que hoje em dia, nenhum país pode permanecer isolado, política e economicamente, na arena mundial.
Só com as economias abertas, com a internacionalização empresarial e com o avanço tecnológico é possível nos dias de hoje que grandes empresas multinacionais, tais como a Coca – Cola, ou o McDonald satisfaçam os gostos de inúmeros cidadãos de todo o mundo.
Assim, podemos afirmar que os avanços tecnológicos a que nos habituámos só são possíveis com a abertura das economias e consequentemente com a internacionalização empresarial.

Palavras – Chave: Globalização; Internacionalização; Organização; Empresa


Conceito de Marketing Internacional

O conceito de Marketing Internacional tal como os restantes conceitos de Marketing teve tendência a ser modificado e aperfeiçoado como resultado da evolução histórica e com a evolução das teorias do comércio internacional, uma vez que a economia internacional engloba relações económicas entre estados e instituições que ao longo do tempo foram vivendo mudanças históricas.

A relação comercial de Portugal com o mundo

A experiência Internacional é para as empresas portuguesas uma realidade há já vários anos. Produtos nacionais tais como o vinho, a cortiça e os têxteis são exportados por empresas do nosso país desde o séc. XIX.
Com a evolução histórica, e consequentemente com o 25 de Abril de 1974, Portugal voltou ao convívio com as nações unidas e dessa feita viu a sua política externa reforçada, o que possibilitou às empresas a tomada de um novo rumo para se internacionalizarem.

Qual o tipo de comunicação a utilizar?

Como referi anteriormente existem diversas estratégias possíveis aquando da internacionalização das nossas empresas/serviços.
Temos por um lado a publicidade, que segundo Viana e Hortinha, 2005, é a comunicação paga das mensagens da empresa através de meios impessoais, tais como a rádio, a TV ou até os outdoors, ou por outro lado a venda pessoal, que segundo Osvaldo Araújo, não é nada mais nada menos que a forma de comunicação mais personalizada dentro do composto promocional, utilizando-se para isso, os serviços de uma equipa de vendas, e que segundo o mesmo autor é a comunicação individual entre um vendedor e um potencial comprador.2
Ao nível da comunicação temos ainda as Promoções, que de acordo com o livro Marketing Internacional, 2005, é toda a actividade de vendas que não se inclui directamente na publicidade ou na venda pessoal, como seja a redução temporária do preço, ou até uma amostra ou prémio, ou seja, um bem compensatório para quem compra o nosso produto.
Mais recentemente começaram a surgir as novas formas de promoção, tais como as relações publicas, que privilegiam a proximidade entre quem compra e quem vende, o lobby, que é um grupo de pressão na esfera política, um grupo de pessoas ou organizações que tentam influenciar, aberta ou secretamente, as decisões do poder público em favor de seus interesses3, e o patrocínio ou mecenato, estratégias estas também muito utilizadas.

Filosofias de administração de marketing


· Orientação para Produção
· Marketing Holístico

Conclusão:

O Marketing Internacional é um “disciplina de estudo” que com o desenvolvimento histórico e em particular com a hegemonia da globalização se tem adaptado às realidades actuais com o intuito de se desenvolver.
Assim, ao longo deste trabalho apresentei aqueles que me pareceram ser os pontos mais importantes para o seu desenvolvimento, tais como, o conceito de Marketing Internacional, A Evolução Comercial de Portugal Com o Mundo, A Comunicação no Contexto Internacional, Qual o tipo de Comunicação a utilizar, A evolução e o planeamento de Marketing, as Filosofias de Administração de Marketing, As cinco fases do ciclo de Marketing, As sete etapas do Marketing Internacional e a Análise estratégica para uma internacionalização.
Filipe Alves Silva - 2008

1 comentário:

  1. É preferível ter apenas um resumo do trabalho. Caso contrário fica sujeito a plágio. Para além disso, é demasiado longo para ser lido em ecrã.

    Inês Amaral

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